PPAFCC
A paisagem protegida é uma área que contém paisagens resultantes da interação do ser humano e da natureza, e que evidenciam grande valor estético, ecológico ou cultural. A classificação de uma paisagem protegida visa a proteção dos valores naturais e culturais existentes, realçando a identidade local e a adoção de medidas compatíveis com os objetivos da sua classificação.
A Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica (PPAFCC) é uma paisagem protegida criada pelo Decreto-Lei nº168/84 de 22 de maio. A PPAFCC envolve uma área de 13 km de praia ao longo da orla litoral Oeste da Península de Setúbal, estendendo-se pelos concelhos de Almada e de Sesimbra, na faixa litoral entre a Costa da Caparica (a Norte) e a Lagoa de Albufeira (a Sul), passando pelos Capuchos e pela Fonte da Telha. Insere-se nesta área protegida a Reserva Botânica da Mata Nacional dos Medos.
Na PPAFCC as altitudes variam entre o nível do mar e os 111 metros no Cabo da Malha, expondo várias unidades geomorfológicas, como, a planície litoral da Costa de Caparica, o depósito de vertente, a arriba fóssil e a plataforma litoral. A PPAFCC contém regimes de propriedade pública, que corresponde ao Domínio Público Marítimo, e propriedade privada, que corresponde ao Domínio Privado do Estado e particulares. O Domínio Privado do Estado envolve na totalidade a Mata Nacional dos Medos e parcialmente o Perímetro Florestal das Dunas da Trafaria e da Costa da Caparica.
A Arriba Fóssil foi moldada pelas repetidas flutuações que o oceano sofreu ao longo de milhões de anos. Devido ao Terramoto de 1755, o mar regrediu e fossilizou a arriba até aos dias de hoje.
A missão da PPAFCC é salvaguardar e valorizar o património da mesma numa relação sustentável entre as comunidades humanas e a natureza.
A PPAFCC faz parte da Rede Nacional de Áreas Protegidas sob a gestão do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. (ICNF), incluída no Departamento de Conservação da Natureza e das Florestas de Lisboa e Vale do Tejo.